Descubra quais são os emojis mais usados do mundo

Um dos estudos mais completos realizados até hoje sobre o uso dos emojis foi divulgado recentemente. A análise foi realizada durante dois anos no Twitter, onde mais de seis bilhões de carinhas foram compartilhadas.

A pesquisa feita pela Brandwatch, empresa especializada em inteligência digital, tem uma série de recortes e confirma a preferência dos usuários pela figurinha chorando de rir ? . Além disso, o estudo mostra a diferença entre homens e mulheres na hora de escolher os desenhos e até como o emoji pode servir de termômetro para o mundo real. Confira a seguir as principais descobertas do estudo e as tendências para o futuro das carinhas.

Emoji para todos os lados

Durante o período entre os meses de outubro de 2015 e 2017, a Brandwatch conseguiu coletar 6,4 bilhões de emojis usados em postagens no Twitter, o que dá uma média de 250 milhões por mês ou entre 7 e 9 milhões por dia. O mês de julho de 2016 contabilizou o maior número de figuras no microblog, com 293 milhões. De acordo com o estudo, o aumento foi impactado pelo Brexit, referendo que terminou com a saída do Reino Unido da União Europeia. Nessa época, emojis de conotação negativa aumentaram 3%.

Os emojis mais usados

Durante a análise, a empresa contabilizou quais são os emojis mais usados no Twitter. O campeão é o emoji “chorando de felicidade”. No geral, os mais populares são aqueles que expressam sentimentos, como sorriso e choro ou que simbolizam amor, como os corações. “Embora exista uma longa lista de animais, esportes, objetos e símbolos, parece que as pessoas querem ver a si mesmos ou suas emoções refletidas nos emojis que elas usam”, explica Jeremy Burge, fundador da Emojipedia, no relatório.

 

A empresa organizou os emojis mais usados em forma de nuvem: quanto maior o desenho, mais vezes ele apareceu no período em que a pesquisa foi feita.

Veja o significado dos emojis mais usados

Emoji Nome Como é usado
? Face With Tears of Joy (Chorando de rir) Para demostrar momentos engraçados/riso
? Smilling Face With Heart-Shaped Eyes (Rosto sorrindo com olhos de coração) Usado em substituição às expressões ‘eu amo você’ ou ‘eu amo isto’
? Loudly Crying Face (Chorando alto) Demonstra tristeza
? Weary Face (Cansado) Emoji com a aparência cansada. Muito usado para expressar desistência
? Smilling Face With Smilling Eyes (Sorrindo) Mostra felicidade
? Face Throwing a Kiss (Mandando beijos) Geralmente usado para demonstrar carinho
? Thinking Face (Pensativo) Expressa dúvida
❤️️ Red Heart (Coração vermelho) Usado para demonstrar amor
? Hundred Points Symbol (Número 100) Pode significar orgulho ou aceitação a uma ideia
? Smilling Face With Sunglasses (Rosto sorrindo com óculos escuros) Usado para passar uma sensação de descolado

Mulheres usam mais emojis

As mulheres são maioria no envio de emojis, sendo responsáveis por 61% das figurinhas no Twitter. O curioso é que há uma diferença entre os tipos de emojis usados pelos dois sexos. As mulheres são 11% mais propensas a enviar desenhos que representam alegria, enquanto os homens têm uma tendência 35% maior em mandar emojis que simbolizam medo.

Emojis negativos e positivos

A Brandwatch também separou os emojis usados no Twitter em positivos e negativos, tendo como base a classificação da Emojipedia. No geral, os desenhos que representam algo positivo são a maioria, com 75%. Entretanto, durante o período de análise, os pesquisadores perceberam um aumento no uso de emojis com significados negativos. Nesses dois anos, as figuras com conotação negativa cresceram 9,5%.

O período com o maior número de emojis negativos foi em novembro de 2016, época das eleições norte-americanas, que elegeu Donald Trump como presidente dos Estados Unidos. Durante a semana de votação, o compartilhamento desse tipo de figurinhas saltou para 28,9%. Já o momento com maior uso de desenhos positivos foi em fevereiro de 2016, chegando 76,8%. Segundo a pesquisa, um dos motivos seria o aniversário do cantor Harry Styles, que foi parabenizado pelos fãs no Twitter.

América do Sul

O levantamento também divulgou informações sobre o uso dos emojis em diferentes continentes. Na américa do Sul, onde fica o Brasil, está o país que mais usa emojis negativos: no Equador, 34% de todos os tweets incluem um emoji desse tipo. Nessa região, Bolívia e Venezuela também estão entre os países com o maior volume de figuras com conotação pessimista, enquanto Paraguai, Argentina e Uruguai utilizam desenhos mais positivos. O Brasil fica no meio termo, entre os emojis negativos e positivos.

Futuro

Atualmente, 95% de todas as pessoas online já usaram algum tipo de emoji. A pesquisa conclui que o emoji está caminhando para se tornar um tipo de linguagem global, que permite a comunicação de pessoas de todas as partes do mundo, independente do idioma. Isso está atribuído ao aumento do número de figuras. Com quase 3 mil tipos diferentes, a tendência é que os emojis começarão a substituir frases e palavras do dia a dia. Além disso, as representações devem começar a se diversificar, com a inclusão de outros tipos, como os Animojis e os Bitmojis. Ainda em 2018, cerca de 130 novas carinhas devem chegar às redes sociais.

Compartilhar